Quando se trata de sua autoestima, apenas uma opinião realmente importa – A SUA.
E mesmo essa deve ser avaliada cuidadosamente pois tendemos a ser muito críticos e severos.
O que é Autoestima:
Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo. Para a psicologia, a autoestima é a avaliação subjetiva que cada um faz de si, das suas características emocionais e comportamentais.
A seguir, cito alguns passos que você pode seguir para aumentar sua autoestima.
1. Fique atento
Se torne consciente dos pensamentos internos e negativos e o mais importante, não acredite em tudo o que você pensa. Pensamentos são apenas pensamentos.
Não podes mudar algo se não reconhecermos que há algo para mudar. Comece a trilhar o caminho do autoconhecimento, observe gentilmente o que está acontecendo, seja curioso e lembre-se: “Estes são pensamentos, não fatos.”
2. Mude a história:
Todos nós criamos uma narrativa ou uma história sobre nós mesmos, que molda a autopercepção, na qual nossa autoimagem central se baseia. Se quisermos mudar essa história, temos que entender de onde ela veio e de onde recebemos as mensagens que contamos a nós mesmos. De quem são as vozes que estamos internalizando?
Pensamentos negativos automáticos como “sou um fracasso” “sou feio” ou “sou preguiçoso” podem ser repetidos em sua mente com tanta frequência que você começa a acreditar que são verdadeiros. Esses pensamentos são aprendidos, o que significa que podem ser desaprendidos.
3. Faça afirmações positivas:
Comece a se perguntar: O que eu gostaria de acreditar sobre mim mesma? Pense e escreva para não esquecer as afirmações positivas e repita esse exercício diariamente.
4. Reconheça seus pontos fortes:
Todos nós temos nossos pontos fortes e fracos. Alguém pode ser um ator brilhante, mas um péssimo músico. Nenhuma das qualidades define seu valor central. Reconheça quais são seus pontos fortes e os sentimentos de confiança que eles geram, especialmente em momentos de dúvida. Se for difícil para você identificar seus dons exclusivos, peça a uma pessoa próxima para apontá-los para você. Às vezes é mais fácil para os outros verem o que há de melhor em nós do que nós mesmos!
5. Faça exercícios físicos:
Muitos estudos mostram uma relação entre exercícios físicos e maior autoestima, bem como melhora na saúde mental. O Exercício físico é um autocuidado essencial. Escolha uma atividade que você se identifica: caminhada, yoga, patinação, tênis, musculação… escolha uma, experimente, faça algo e se divirta.
6. Ajude pessoas:
Seja voluntário em alguma ação social. Servir aos outros ajuda a tirar você da cabeça. Quando você pode ajudar outra pessoa, fica menos focado em seus próprios problemas. Visitar um asilo e passar uma tarde conversando com idosos, levar brinquedos a um lar de crianças, ajudar um abrigo para animais. São coisas que significam muito tanto para os outros quanto para sua autoestima.
7. Perdoe:
Perdoar a si mesmo e aos outros melhora a autoestima. Existe alguém em sua vida que você guarda rancor? Um familiar, um amigo, você mesmo? Ao nos apegarmos a sentimentos de amargura ou ressentimento, ficamos presos a um ciclo de negatividade. O perdão é a cura de muitos problemas. O perdão liberta e nos livra de ciclos negativos.
8. Ressignifique o passado:
Olhar a própria história permite que você enxergue com mais clareza cada passo e experiência. Aceitando o passado e ressignificando as crenças e pensamentos, podemos seguir nosso caminho. Ao fazer essa retrospectiva, é possível perceber que alguns erros do passado podem ser corrigidos e outros não. Ao se deparar com o que não pode ser mudado, o melhor a fazer é aceitar a situação, reconhecer os erros e se concentrar apenas no que pode ser melhorado.
9. Afaste-se do que te faz mal.
Afaste-se das pessoas que sempre colocam você lá embaixo, se alguém coloca você em situações de humilhação, faz abusos verbais, psicológicos, físicos, se afaste. Prefira ficar ao lado de pessoas que mereçam o seu amor e a sua amizade. Fique perto de quem reconhece seu valor. Fuja de relacionamentos tóxicos e veja sua autoestima melhorar.
10. Faça terapia:
O psicólogo irá ajudar o paciente através de conversas, exercícios, traçando um plano de tratamento para melhora da qualidade de vida. O psicólogo irá ajuda-lo em todos os itens citados acima: ressignificar o passado, busca pelo autoconhecimento, perdão, reconhecimento de seus pontos fortes. A terapia irá levar o paciente a ter sentimentos de bem-estar, satisfação, realização e felicidade. Não é possível ter uma boa autoestima e viver uma vida tranquila e com bem-estar sem conhecer a si mesmo.